História da Terceirização



O surgimento da terceirização se deu com o processo e técnica de gestão da máquina administrativa nos Estados Unidos logo após o início da Segunda Guerra Mundial. Com a recessão que o país passará a enfrentar, junto a grande necessidade de produzir muitas atividades passaram a ser delegadas a outras empresas, surgindo aí os primeiros índices das prestadoras de serviços, como éramos conhecidos. Logo, as megas empresas, viram a necessidade de se concentrar no mercado, visando com isso a mantença das empresas no mercado de forma efetivo e competitiva e acabaram descobrindo desta forma compartilhada, se assim podemos dizer da terceirização, uma forma de acelerar a produtividade e a administração das empresas.

Ainda, os americanos introduziram a ideologia downsizing, qual resultava na redução dos níveis hierárquicos, do organograma e do número dos cargos dentro das empresas. A introdução deste modelo promoveu um perfil de empresa mais linear, e permitiu que as empresas obtivessem uma evolução ao transferirem parte de sua operacionalidade, qual seria naquele momento a atividade meio, e os empresários focam apenas na atividade fim.

Já no Brasil, o processo de terceirização se deu com a vinda das grandes empresas multinacionais, quais já tinham um perfil de trabalho americano e assim as instalou em solos brasileiros. Logo de início eram conhecidos como contratação de serviços de terceiros, principalmente de mão-de-obra, com o intuito de reduzir o custo operacional e administrativo das indústrias.

Durante a história da terceirização no Brasil, muito se mudou, outras formas foram tomadas e adequadas a prática da terceirização da mão de obra. Hoje, o maior comprador de mão de obra são as entidades governamentais, quais geram bilhões de faturamento a centenas de empresas, gerando ainda milhões de empregos direto e indiretos.


Grupo DControll

#serviços #serviçosgerais #empresas #condomínios #controladordeacesso#limpeza #vigia #sp #empreendimento #negocios #contrato #pessoas#startup #success #empreendedorismo #produtividade #businessman#businesswoman #terceirização

Comentários